sexta-feira, 28 de junho de 2013

Nova vida para a Praça do Arruda

Em 2011 inaugurei este blog com um artigo sobre o Canal do Arruda onde relatei a experiência de ter trabalhado junto aos meus alunos da disciplina de paisagismo - Faculdade Maurício de Nassau – no diagnóstico e projeto de requalificação da área. 

Uma das equipes propôs uma reformulação geral da Praça Antônio Luiz, conhecida como Praça do Arruda e localizada nas margens do Canal, á Rua Profº José dos Anjos. 

 
Vista aérea da Praça do Arruda (Google,2011)
Algum tempo depois quando passava lá por perto, vi que a Praça do Arruda havia sido reduzida em sua área para dar lugar a uma UPA. Nobre função se fosse pelo fato de a obra encontrar-se abandonada há meses, assim como o que sobrou da Praça.


Em 2012, na ocasião da confecção de propaganda política, a PCR autorizou a destruição do que sobrou da Praça Antônio Luiz. Com o argumento de fazer uma reforma, quase todas as árvores foram arrancadas e os poucos bancos e platô para atividades culturais foram demolidos.

Fonte: ONG Pé no Chão

Entulho vira brinquedo no Arruda

Deste momento até o presente, nenhuma melhoria foi observada na área. Mesmo estando na zona norte, tão próximo à bairros nobres da cidade, a área parece estar á margem da sociedade.  E por isso convocamos mais um grupo de alunos para abrir o olhar ao local.

Nesta ocasião, eu e a professora Luciana Santiago reunimos nossos alunos da disciplina Plástica II da Faculdade ESUDA para trabalhar novas propostas para a Praça em questão. No início alguns tiverem receio de entrar na comunidade para entrevistar, conhecer, levantar os problemas reais da localidade, mas depois do primeiro contato essa ideia foi desmistificada e puderam imergir no âmbito sociocultural deste pedaço do Recife.

Slide parte do seminários de um dos grupos

Uma vez sensibilizados, os alunos partiram para criar suas propostas de revitalização para a Praça. Passamos quase 3 meses trabalhando nisso. Considerando que o campo de futebol de areia existente seria hipoteticamente locado onde era antes da UPA, os alunos propuseram novos conceitos ao local. As intervenções contaram com o design de mobiliários, equipamentos e um novo traçado paisagístico.

Cada grupo teve a sua proposta que foi defendida e apresentada em sala juntamente a uma maquete para ilustrar as ideias. O apoio à cultura local foi um ponto forte, assim como às atividades esportivas. Alguns criaram parquinho infantil, outros focaram na replantio da vegetação nativa. Uns pensaram em pista de skate, outros em mesas de jogos e áreas contemplativas para arte, como pátios de esculturas com material reciclado e muros grafitados pela comunidade. 

Enfim, difícil é não imaginar aquela área mais linda, lúdica, sustentável, acessível, cultural e artística depois de tantas ideias criativas. O problema é que os estudantes de arquitetura estão acostumados a fazerem trabalhos maravilhosos e muuuuuuito trabalhosos que ninguém vê, ninguém sabe, além de quem ta perto...

Ultimo dia de aula: entrega das maquetes e apresentação.

Pensando nisso, viabilizamos uma exposição de maquetes no hall do Estádio do Arruda para que a população posso vislumbrar aquele espaço de uma outra forma. Já que o Brasil inteiro acordou, que o povo recifense desperte também para os problemas sociais que estão tão perto a nós.

Em nossas pesquisas, não identificamos o projeto que a Praça do Arruda se submeteria em 2012.  Além da ação dos vândalos, a comunidade assistiu retroescavadeiras e moto-serras arrasarem o pouco do espaço público que lhes restou iludidos com promessas de campanha.  

Hoje, Cabe a nós cidadãos a consciência de lutar pela defesa dos espaços públicos e coletivos de nossa cidade. Esta iniciativa não é um protesto, mas uma ação esperançosa de sensibilizar a população a se apropriar do que lhe é de direito;)  #VempraEXPO  #VempraRUA #VidaNovaPraçadoArruda



Nenhum comentário:

Postar um comentário